domingo, 5 de junho de 2011

Artigo 8 - Modelo Orientado Por Objectos

 Modelo Orientado Por Objecto
 
A necessidade de representar realidades complexas levou ao desenvolvimento de sistemas orientados por objectos.
O objectivo da existência destas bases de dados é permitir estender o conceito de programação.
Orientada por objectos e adicional também aos sistemas de armazenamentos de dados. Daqui resulta uma proximidade muito maior entre as aplicações e os elementos que são armazenados.
As bases de dados orientadas por objectos permitem armazenar tipos complexos de dados ou mesmo objectos. Estas bases suportam entre outras, as características que se seguem, de modo a permitir uma total implementação orientada por objectos:
·      -   Encapsulamento
·      -   Herança
·     -    Polimorfismo

Modelo objecto relacional

A generalidade dos SGBD´S utilizam um modelo relacional, no entanto, vimos anteriormente que existe uma forte tendência para que os sistemas evoluam no sentido de permitir armazenar objectos, perdendo, no entanto, algumas das funcionalidades e das vantagens do modelo relacional, nomeadamente no que se refere á disponibilidade da linguagem SQL como linguagem de manipulação de dados.
Recentemente, apareceram as bases de dados do tipo objecto relacional, tentando incluir numa mesma infra-estrutura o melhor dos dois modelos (relacional e orientado objectos).
Não é uma nova tecnologia mas sim uma junção dos dois modelos.
As bases de dados deste tipo são híbridas. Trata-se, normalmente, de um sistema gestor de base de dados relacional cujas funcionalidades foram estendidas de maneira a suportar o armazenamento e o processamento de objectos, que possam ser tratados como se fossem um tipo de dados da própria base de dados.
Tratando-se de uma evolução dos SGBD´S relacionais, o modelo objecto relacional integra na sua estrutura o processamento robusto, de transacções e a elevada performance de acesso aos dados que herdou do modelo relacional e a flexibilidade do modelo orientado por objectos.
Um sistema gestor de base de dados objecto relacional utilizam um modelo de dados que incorpora características orientadas por objectos num SGBD relacional.
A maioria das grandes empresas desta área( IBM, informix, Microsoft, oracle e sybase) já disponibilizaram versões objecto relacional dos seus principais produtos.

Outros Modelos

Modelo distribuído

Num sistema de base de dados centralizado, os dados, as aplicações que os manipulam e todo o processamento estão localizados no mesmo computador.
Todos sabemos que, apesar dos baixos custos do material informático, os recursos continuam a ser limitados e finitos. Não existem computadores como espaço ilimitado em disco ou memória.
Por isso, por vezes a solução passa por interligar diferentes computadores, partilhando alguns dos recursos do hardware e software.
Uma base de dados distribuída consiste numa colecção de uma mais base de dados logicamente integrados e distribuídos por vários computadores ligados por uma rede física(LAN ou WAN), é muitas vezes a solução para a complexidade de estrutura de uma base de dados de uma grande empresa.
Apesar da base de dados distribuída existir fisicamente distribuída por vários computadores, os utilizadores vêm-na como se tratasse de uma base de dados centralizada.
Este é o papel do SGBD de base de dados distribuídas que gere a base de dados e fornece todos os mecanismos de acesso que tornam a distribuição dos dados transparente para os utilizadores.

Arquitectura cliente servidor

Este modelo não é propriamente um modelo de base de dados, mas antes um modelo de arquitectura de software.
A arquitectura cliente-servidor foi desenvolvida por um tratamento de ambientes com um número elevado de equipamentos informáticos ligados através de uma rede.
O objecto principal desta arquitectura, foi libertar o servidor da carga habitual de trabalho que lhe era pedida quando tinha de controlar uma rede de terminais não inteligentes, passando a fazer apenas o conjunto de serviços associados ao processamento de dados.

Comunicação de Objectos

Sem comentários:

Enviar um comentário